Rewind :: Link's Awakening DX



Ahn que calor da mísera! Bem, em quanto meu suor escorre por todas as curvas do meu corpo, eu decidi analisar mais um joguinho pra vocês, que diga-se de passagem, é um clássico do Gameboy.
Estamos falando de The Legend of Zelda: Link's Awakening DX (O Despertar de Link Deluxe).

Peguem seus champanhes, sentem suas bundas em uma piscina de plástico de 500L e tente se equilibrar na boia sem jogar seu dispositivo móvel com acesso a internet na água!




Lançado em 1993 originalmente para o Gameboy original, e aproveitando o estrondoso sucesso de A Link to The Past no SNES, a Nintendo fez com que mais um grande jogo da franquia surgisse magicamente no mercado. Anos depois, com a chegada do Gameboy Color, a BigN decide adicionar um pouco de cor ao mundo mágico de Link's Awakening.

Assim como Majora's Mask (N64), Link's Awakening foi por muito tempo considerado um mero Spin-off, não fazendo parte da cronologia principal da série Zelda. Porém, recentemente, no aniversário de 25 anos da franquia, a Nintendo o poe na linha temporal oficial da série, sendo uma espécie de continuação para A Link to the past.

Enredo
Depois dos acontecimentos de A Link to The Past, nosso heróis viaja em busca de força e sabedoria. Em quanto retornava a sua terra natal seu barco acaba sendo surpreendido por uma terrível tempestade. Arretado e destemido, Link se esforça para manter seus tripulantes em segurança, porém sua embarcação é pega de surpresa ao ser atingida por um imenso raio.

Link cai em alto mar depois de ter sua tripulação estilhaçada pela fúria dos raios, será que ele se safará dessa ?! A resposta é sim. Nosso destemido elfo acaba indo parar em Koholit, uma pequena e misteriosa ilha, que em sua montanha mais alta reside um gigantesco Ovo.

Depois de salvo por uma jovem garotinha, Link acorda em uma casa pequena no vilarejo local, e é aí que percebemos que uma longa jornada estar por vir, e com ótimas idéias de design.




Jogabilidade: 4\5
Logo no começo, assim que damos os primeiros passos é perceptível que a jogabilidade é bem dinâmica. O uso do escudo por exemplo, é parcialmente igual ao sistema usado em Ocarina of Time, o uso da espada também é muito interessante. Em algumas dugeons com inimigos mais birrentos, a combinação Ataque + Defesa garante um certo nível de dinâmica nos combates.

Link se move agilmente entre as telas, e a progressão das mesmas é a ja utilizada em outros games da saga: mate todos os inimigos, avance, mate mais inimigos, resolva um Puzzle, ache uma chave escondida, e por aí vai...

Como todo jogo, Link's Awakening DX têm seus defeitos, que não passam de um simples erro de planejamento de jogabilidade, estou falando do Save Game. Percebi que não há como salvar seu progresso no jogo In-Game, sendo necessário morrer, ou criar outra mão no corpo, e pressionar simultaneamente A+B+START+SELECT, porém, ao usar o segundo método retornamos magicamente a tela de título.

Gráficos: 5\5
Simplesmente um dos melhores estilos gráficos no Portátil. A variação de efeitos é muito alta, temos borboletas perambulando nos cenários, criaturas vagando entre as telas, e animações exemplares e suaves.

Link se move de maneira engraçada e ao mesmo tempo agradável  assim como todos os outros personagens e recursos usados, nota 10!



Música: 5\5
Marcantes do começo ao fim! Durante o jogo, na maior parte do gameplay escutamos temas já conhecidos, mas em outros momentos somos surpreendidos com temas novos que ficam de inicio marcados na cabeça por um bom tempo. Tente não cantarolar as músicas tocadas nas dugeons durante a jogatina.


Gran Finale!
Uma das melhores experiência do GBC, e também um ótimo game do naipe Zelda. Com gráficos para um portátil de 8bits, e qualidade em sua jogabilidade, Link's Awakening DX é perfeito para levar nas viagens longas de fim de ano, ou para passar o tempo nos feriadões.


Nota Final: 5\5
GOTY!