OFFPlay :: O Sumiço.O Retorno. E O 3DS!




Sabe. Depois de um longo tempo sem escrever para esse lindo blog que tanto demorou para ficar como está - Para quem não se lembra ou está o visitando agora, eu tive um blog anterior com a mesma temática mas que foi fechado por simplesmente não haver tanto tempo - eu até fico com um frio na barriga...
E se eu tiver perdido a mão nesse lance de escrever para Blogs ? E se eu não consseguir expressar minha personalidade em minhas palavras ? A resposta é incerta mas não preciso dela para saber que isso é uma das coisas que mais gosto fazer depois de desenhar aleatoriedades. Por tanto. Meus amigos, sejam bem vindos novamente e vamos aqui com algumas novidades.


Recentemente. Arrumei um emprego. Vagabundo. É, eu sei. Mas é um emprego porra! E também, recentemente comprei com meu primeiro pagamento um LINDO 3DS PRETO! Puta que pariu...mas não foi fácil. O mercado atual de portáteis é tão volátil quanto os de consoles de mesa. Então houve a dúvida inicial que qualquer pessoa na mesma situação deve ter se perguntado: PSVita ou 3DS ? Obviamente que meu meio de pesquisa foi a nossa amada "interwebs" e é claro, diversos vídeos de Youtubers. Nessa pesquisa descobri que têm canais que são muito bons, e que você que provavelmente se diverte vendo vídeos de minecraft deveria tomar vergonha na cara e dar uma olhada depois (Vou deixar links, calma...).

Para chegar a essa conclusão, eu levei em consideração diversas questões, quer um exemplo ? Aí vai então: 



  1. Duração da bateria do Portátil (Critério importante dependendo da forma que você deseja usar ele).
  2. Jogos disponíveis na biblioteca.
  3. Funções extras e básicas além das especificações.
No começo, eu estava do lado do PSVita. Joguei em um que fica estampado na área de jogos da Fnac Paulista. E sinceramente, ele é um puta console portátil. Tela de toque extremamente funcional. Câmeras medianas mas que permitiam funções interessantes em jogos como tearway - que permite colar seu rosto em algumas partes do cenário e utiliza a câmera frontal para te mostrar no sol das fases por exemplo. E ele também têm um touchpad traseiro. Esse último recurso é um tanto curioso pois apenas um jogo o utilizou veemente bem, que foi o já citado, tearway. Sendo mais especifico. Haviam certas partes do cenário - estampados com os botões de ação do console - que podiam ser "batidas" caso você tocasse no touchpado - arremessando o protagonista - e também furadas - bastava segurar para que um dedo monstruoso aparecesse justamente onde você havia tocado - fazendo basicamente a mesma do recurso anterior. Isso sem dúvidas me impressionou no começo. Aliás, imagine como seria divertido ver tal recurso funcionando em outros jogos! 

Mas nhé...apenas tearway o usou bem para mim. Isso desanimou um pouco. Em outros quesitos, o PSVita tinham jogos que nem deveriam rodar num portátil. Não por quê eu tenho aquela opinião genérica de que o Uncharted Golden Abyss ficaria melhor numa TV 42" mas por quê nenhum outro console havia demostrado "aquilo" antes! Em sumas palavras ele seria Do Caralho! Mas aí veio outro probleminha: consoles poderosos têm processadores e componentes poderosos que podem exigir uma carga absurda para funcionarem...certamente o PSVita não foge dessa questão. A bateria dele dura 5 horas com recursos como luz no mínimo e wifi em funcionamento. 3 a 4 com luz no máximo e wifi. E apenas 5 ou 6 com luz baixa e sem o wifi...coisa que o 3DS certamente consegue contornar e muito bem.

Antes de pular para o 3DS. Vamos á biblioteca de jogos do PSVita. Sincero e direto, só há 4 jogos dele que eu compraria sem pensar duas vezes: Mortal Kombat, Persona 4 Golden, Uncharted, Gravity Rush e só...fechou...isso me desanimou muito pois o PSVita têm títulos de renome, mas nem mesmo Killzone ou CoD estariam na minha lista, não por serem péssimos, mas por serem mais do mesmo em um tamanho que simplesmente não funciona! Killzone é um tanto longo nas campanhas - lembrando a duração da bateria do PSVita aqui - já a merda do CoD é curto feito jogo de iPhone...certo que isso depende do gosto e também se você vai ou não ficar carregando o portátil por aí...mas mano...

Okay, Okay. Vamos ao 3DS agora. Vou resumir...ser direto e reto...Ele é incrível! Quem teve um Nintendo DS sabe do que estou falando. Vamos começar pelo tempo de duração, comigo ele durou espetaculares 8 horas de jogatina - Sem o 3D ligado e com a luz no 3 - foram 4 horas de jogatina em dois dias - eu tenho escola de manhã e entro as 5 no trampo e é nesse intervalo que eu costumo jogar nele - sem pegar nenhuma carga. Com o 3D ligado e a luz no mesmo nível ele durou um pouco menos, 6 horas e pouco...no quesito duração ele quebra o PSVita e ainda deixa você jogar uns minutinhos a mais depois.

Gráficos. Coisa que deveria ser a última a se considerar é hoje a primeira na lista. Mas o 3DS chuta o pau da barraca nesse quesito também. Quando comprei o meu 3DS fui a loja correndo pegar um jogo qualquer, aliás ele veio sem jogos, apenas DEMOS. O meu primeiro jogo comprado valeu tanto a pena que acumulou 68 em uma semana - sendo que passei dois dias jogando com ele na tomada o dia todo - sim amigos, estou falando de Zelda Ocarina of Time 3D. E MEU DEUS! Está tão ou mais perfeito que quando ele saiu em meados de 98 no Nintendo 64, e tudo que havia antes está incluído na edição portátil - até a Master Quest véio! Não é só zelda que faz bonito com tão pouco. Bravely Default é simplesmente genial. Pense em um Final Fantasy aos moldes clássicos, com uma simplicidade gráfica que consegue ficar complexa a cada instante - isso pelo fato de o jogo ter cenários feito á mão e animados dentro do jogo - sem falar do sistema de combate que é igualmente bom e bem pensado. E esses meus elogios ainda são da versão DEMO do jogo - que vou comprar fisicamente mês que vêm hehehe.

Para finalizarmos temos a parte sonora do portátil. O PSVita tinha saídas auriculares que eram "tampadas" acidentalmente devido a disposição dos controles na carcaça. Isso não ocorre no 3DS por quê as saídas ficam posicionadas na "borda" da tela superior. São duas saídas que podem funcionar em Mono, Estéreo e Sunrround sem fones, e por falar em fones, a versão "Pocket" do portátil dispõe uma entrada para fones meio que na borda da tela superior e centralizada. Completo é pouco não acha ?

Bem até agora percebi que eu mais especifiquei em palavras o pequeno poderoso do que o avaliei junto com o Vita. Farei isso justamente agora, mas não espere que minha recomendação seja pro lado esquerdo ou direito, pois esse tipo análise depende muito do que você busca num portátil. 

O PSVita é fantástico: Tela OLED de boa qualidade. Controles arrojados - segundo analógico velho... - touch-screen bem calibrada. Touchpad traseiro funcional - mas ainda pouco utilizado - e recursos de gráfico e aúdio de um PS3. Porém, a sua pouca duração junto á sua biblioteca ainda pouco interessante podem desapontar. Se você não teve um PS3 e não pode tê-lo por algum motivo, e quer desfrutar de uma biblioteca gigantesca de clássicos do PSOne, pode comprar que é sucesso.

Quanto ao 3DS: Duas telas. Função 3D funcional - mas que atrapalha em certos jogos e funciona em outros. Tela de toque calibrada e tranquila de se usar. Design simples e arrojado - versões XL não estão inclusas nesse quesito -,Sons dignos de cinema - tá, nem tanto - e uma biblioteca grande de títulos bons - lembrando que você pode jogar os jogos de DS nele e ainda têm jogos indies e o virtual console ao seus dispor na eshop - apesar de a interface não ser uma das melhores é claro. 

No fim das contas. Não me arrependo de ter escolhido o 3DS, assim como certamente não me arrependeria de ter pego um PSVita - ambos têm suas qualidades e falhas. 

Finally! Meu deus...gastei cerca de 1 hora nesse nessa análise...tá na hora de parar eu acho.
Bem. Tentarei trazer algumas análises de títulos do 3DS para vocês brevemente mas não achem que por isso vou abandonar os joguinhos antigos que tanto amo. Pelo contrário. O Blog só existe por eles, e é deles que ele vai continuar vivendo, mas como tudo na vida evolui, por que não mostrar um pouco da atualidade não é mesmo ? Galera, até a próxima postagem. Eu espero que tenham gostado e não deixem de comentar!

Links citados

Alemão Gamer (Canal com ótimos vídeos de gameplays de consoles portáteis)
Camisa no Dedo (Vídeo comparativo que ajudou muito na decisão)