Rewind :: Spider-Man



Desde de moleque, quando eu vi pela primeira vez um Homem não necessariamente vestido de Aranha na minha recém chegada TV de 42" da sala com programação paga me devotei aquela criatura. Ele era fantástico, engraçado, e o mais importante, era um Super-Herói! Quem imaginaria que esse Super-Herói faria tanta fama e dinheiro ao seus criadores quando Batman, ou Superman (esse último eu sinceramente, não acho graça alguma), e mais, se tornaria tão importante para a história dos heróis de quadrinhos ?!

Homem-Aranha, como é chamado pela nossas terras tupiniquins, recebeu uma penca de adaptações para consoles e arcades durante anos. Seu primeiro jogo foi lançado para Atari  em 1983, no qual o objetivo do jogador era guiar o aracnídeo por entre os prédios, sempre desviando das bombas lançadas pelo Duende-Verde. Essa foi a brecha inicial para os títulos seguintes, porém, o que mais me chamou a atenção foi justamente o jogo que dá título á postagem, na qual irei estrear algumas novidades, Por tanto, sente sua bunda no sofá ou em sua cama, prepare seu café, e clique em Leia Mais e vamos nessa!

Bem, já comecei bem essa postagem lhes apresentando um título que eu joguei recentemente e achei bastante competente em sua proposta, apesar de simples, o jogo do Spidey para Atari até diverte por alguns minutos, mas nada mais. Deixarei para fazer uma Lifeline com TODOS os jogos do aracnídeo para a próxima, por hora, vamos logo ao que interessa: Spider-Man, lançado em 2000 para o console de mesa de 64bits da Nintendo e semelhantes, caso não saiba leitor energúmeno que está nesse momento saboreando os restos de um Panetone, esse console responde a alcunha de Nintendo 64. 

O jogo teve uma ótima aceitação da crítica em seu lançamento. Revistas especializadas deram notas que variavam de 8,5 á 9,0, mais tarde, com a chegada, ou melhor, com a popularização da internet, sites como o Metacritic encheram o título de elogios, chegando ao ponto de nomeá-lo de "O Melhor jogo do aracnídeo á anos!". Ou seja, era muito bom mesmo.

Recentemente, em um surto nostálgico seguido de usos desenfreados de dorgas, me deparo não só com o título do aranha no N64, mas com uma antiga diversão que tinha nas manhãs de sábado assistindo á BAND: Spideruman Tokusatsu! Ou seja lá como se pronuncia...a única coisa que eu sei é que apesar de ser totalmente contra o que eu sabia sobre o herói, era muito divertido assisti-lo! Veja uma ibagem da bagaça, e tente não rir.


Bem, agora é melhor irmos ao que interessa, certo. Jogando Spider-Man recentemente, vi que o título têm lá seus momentos, e como muitos, suas falhas, porém essas falhas são coisas bem pequenas perto das coisas que o jogo apresenta ao dispor do jogador. Quer um exemplo leitor descrente que olha torto para tudo que não seja um FPS genérico ? As Roupas, são muitas, e quando digo que são muitas é por quê são muitas porra!

Erendo
Peter Parker e metade da cidade de NY foi convidados para comparecer á uma palestra, que é orquestrada pelo regenerado Dr.Otto Octavius. Nessa mesma feira se encontra também Eddie Brock, que têm como alter ego o maior vilão do aracnídeo, Venom. Eddie foi ao projeto com o objetivo de tirar umas fotos e recuperar seu emprego como fotógrafo do Clarim Diário, porém, no meio do evento um Homem-Aranha falso aparece, atacando Octavius e levando seu projeto em bora.


Eddie vê naquilo uma maneira de retomar seu antigo ganha-pão no clarim diário, e na emoção tromba com Peter mas não dá a miníma para o acaso, e saca sua câmera, porém, antes que conseguisse um bom ângulo o homem-aranha falso arranca a câmera das mãos de eddie, que fica furioso e decide se vingar no aracnídeo, e de quebra dar um susto em seu ex-chefe, J.Jonah Jameson.

O jogo se inicia com pater nos altos prédios de NY, quando Peter recebe da Gata-Negra a informação de um assalto ao banco em ação nas proximidades do local em que ele está, peter então têm de ir ao local evitar maiores desastres, como uma implosão total do banco.

Nessas aventuras que embolam todos os vilões mais importantes do aranha de forma genial, o jogado conta com a ajuda de outros heróis Marvel como a Gata-Nega, o Demolidor e até o Tocha Humana, integrante do Quarteto Fantástico.

Spider-Man apresenta um ótimo esquema de controles para todas as plataformas em que foi portado. No Nintendo64 por exemplo, temos os botões de golpes nos C-Buttons, e o analógico como principal fonte de movimentação do aranha nos cenários. Spidey pode escalar facilmente qualquer tipo de parede, ou teto, basta encostar no local desejado, ou realizar um salto longo para que ele grude que nem bolinhas de papel molhadas que seus amigos jogavam em você, além disso a variação de Combos pode parecer escassa, mas a grande possibilidade de combina-los ajuda a quebrar essa repetição, sem contar das roupagens disponíveis para que você possa customizar seu amigão da vizinhança é muito vasta, tamos a disposição roupas como: Uniforme Classico; Unlimited; Uniforme negro; Aranha Escarlate; Encouraçado; O Fantástico Homem-Vergonha; Capitão Universo; Peter Parker sem uniforme; Wrestling Parker, peter sem uniforme e utilizando luvas e mascara; e uma que remete a Ben Reilly, da saga do clone. 




Algumas diferenças perceptíveis de uma versão a outra do jogo, é que a versão N64 é a única a utilizar imagens em formato de HQ para criar as cut-scenes, em quanto as versões de PS, DC, e PC usam cenas pré-renderizadas In-Game.

Ambas as edições do jogo têm uma galeria onde se pode visualizar a capa de diversas revistas de época, porém, devem ser destravadas coletando itens específicos durante as fases.

Durante minha partida percebi que o jogo tenta te passar certas sensações se utilizando dos sons, como as partes externar por sobre os prédios onde se escuta fortes sons de ventania, ou quando estamos nos esgotos e ouvimos pingos de água cair ao longe. Isso foi uma ótima sacada e que ajuda muito no clima das fases, a Neversoft tá realmente de parabéns por ter prestado atenção e cuidado a cada detalhesinho que o jogo apresenta!

Em geral, Spider-Man é um ótimo jogo do aracnídeo. Ele só perde para Ultimate Spider-Man que joguei como se não houvesse amanhã no Playstation 2 e que pra mim merece estar num TOP10 de jogos do mesmo pois trouxe ainda mais extras bacanudos.




Gráficos: 4\5
Os modelos de personagens tiveram um certo cuidado por parte da Neversoft, porém, alguns modelos como a da Gata-Negra têm uma péssima textura. Não digo da forma que o jogo renderiza, mas sim da forma que foram desenhadas, em quanto as texturas de cenário apresentam um bom nível de detalhamento e foram muito bem selecionadas.
A variação de roupas para se usar no Homem-Aranha, e personagens controláveis já é também um atrativo a parte, além de ajudar no fator Replay.

Jogabilidade: 5\5
A câmera de jogos de ação em 3ª Pessoa sempre apresentam suas falhas, mas, em Spider-Man essas falhas são facilmente corrigidas pressionando seu devido botão que ajusta a câmera da melhor forma possível, algo que é muito útil para certas ocasiões.
Spidey têm uma grande variação de Combos para distribuir nos lazarentos que se opôr a sua justiça, porém, as animações são muito repetitivas, sendo que única coisa que compensa é a possibilidade de combinar os Combos após terminar um, aplicando uma nova combinação rapidamente logo em seguida. Ahn, e aqui temos pela primeira vez o uso de Web-Swing em três dimensões, que diferente das edições atuais dos jogos aranhosos, não têm um nível de ajuste de altura, que parece variar de acordo com a altura do pulo inicial...difícil explicar, mas fácil de se perceber. Em suma, a jogabilidade é muito boa!

Música: 5\5
O jogo conta com ótimas pegadas de Rock durante as cut-scenes, e durante os confrontos. Fora de confrontos ouvimos apenas um audível som ambiente, e em certos casos, uma musiquinha bem baixa. A qualidade sonora depende mesmo da versão em que você joga, sendo que as versões de DC e PC têm uma ótima qualidade sonora. Em suma, esse quesito também não deixa a desejar.

Gran Finale!
Elegido em 2000 como um dos Melhores Jogos do Ano, e O Melhor jogo de super-herói até então, Spider-man vale de sua atenção pois apresenta um enrendo bem amarrado, e gráficos muito bons para sua época, combinados com uma jogabilidade refinada e completa, que diferente de alguns jogos do gênero, têm mais acertos que falhas. Recomendado, e MUITO!

Nota Final: 4\5
Obrigatório!

Não deixem de comentar o que acharam do jogo bem aqui na postagem, ou venha ser meu amigo de bolso no Twitter!