Oldies :: Engrenagem Metálica Sólida



Intrigas, corrupção, brigas familiares, e crises militares formam todo um grandioso universo, que demorou anos para ser o que é hoje, e que deixou sua marca na indústria de jogos eletrônicos, estamos falando da obra máxima de Hideo Kojima: Metal Gear Solid.

MGS como é mais conhecido, se iniciou em 1999, e desde então, vêm recebendo obras á altura e que sempre se superam, nunca perdendo a rédea cronológica ou mesmo sua narrativa. Comemorando mais uma vitória para meu ego, a finalização de Ghost Babel (GBC), eis que decido escrever para vocês, caros leitores energúmenos, sobre essa série que tanto admiro. Arme-se com sua pistola munida de silenciador, segure suas raçoes na mão esquerda, e abaixe-se na grama, pois temos uma longa jornada!


O Primeiro título da série foi lançado em 1987. Nele controlávamos um espião que tinha como objetivo, se infiltrar na base inimiga, nomeada de Outer Heaven, sendo necessário se manter sempre nas sombras para evitar ser detectado, seu nome é nada mais nada menos que Solid Snake.

MG utilizou pela primeira vez o segmento de Stealth, que viria a se tornar marca de série e padrão para suas continuações. Metal Gear também estabeleceu diversas coisas que ainda são usadas nos jogos de hoje como as Boxes (caixas de papelão, em que o protagonista se esconde para passar desapercebido pelos cenários), o Codec (uma espécie de rádio, que deve ter sua frequência ajustada manualmente para obter acesso ao QG), e os equipamentos mais comuns como a pistola munida de silenciador, e as rações (que podem ser equipadas em um botão para serem utilizadas em caso de necessidade, recuperando a energia do protagonista).

Quando você acaba sendo visto pelos soldados inimigos, o jogo entra em Modo de Alerta, nesse estado, o jogador deve achar uma maneira de se esconder e voltar ao modo Normal. Por ter suas limitações, os métodos de fuga variam para cada situação de descoberta inimiga:


  • O jogador foi visto e o inimigo soltou uma exclamação (!): basta mudar de tela, que o status voltará ao Normal Mode.
  • O jogador foi visto, ou disparou sua arma sem silenciador equipado, fazendo com que os inimigos soltem duas exclamações (!!): uma tropa inimiga te atacará até a morte, para voltar ao normal você deve matar todos os inimigos que aparecerem, e evitar ser visto pelas câmeras de segurança, ou, basta mudar de andar para voltar ao Normal Mode.
O primeiro jogo da série Metal Gear tinha uma dificuldade equilibrada, mas em muitos casos, a falta de calma e paciência causava certas desgraças, obrigando o jogado a visualizar a mulambenta tela de Game-Over e tendo que recomeçar do último checkpoint. De início se começa desarmado, porém, com o decorrer do gameplay se obtêm armas novas e poderosas, que como manda o gênero devem ser usadas o mínimo possível para evitar chamar a atenção dos inimigos.


O jogo foi muito inovador para sua época, recebendo mais tarde um port para NES, que na minha opinião não chega aos pés da versão de MSX2. Sua continuação, MG2: Solid Snake (MSX2), foi igualmente bem recebida e melhorada, porém seu lançamento foi restrito ao Japão e Europa, recebendo uma versão ocidental apenas em 2006, com a chegada de Metal Gear Solid 3: Snake Eater, sendo uma espécie de Bônus do DVD Subsistence que acompanhava o jogo original.


Antes da chegada de MG2, houve um Spin-off chamado Snake's Revenge, porém seu desenvolvimento era de total desconhecimento de Kojima. Com raiva ou apenas com motivações o suficiente, Kojima iniciou o desenvolvimento de Snake Eater junto a Snakes Revenge, sendo esse a continuação oficial e merecida da série.

Sólido Como Uma Cobra

Com a chegada de uma nova geração, Kojima decidiu que era a hora certa para dar continuidade a sua obra, e viu naquilo, uma forma genial de narrar o que era parcialmente impossível devido á limitação do MSX2. O jogo se chamaria Metal Gear 3 e seria lançado no 3DO, porém com o inevitável declínio do console, o projeto acabou sendo transferido para o Playstation assim que o mesmo foi lançado no mercado.

Antes do lançamento de Metal Gear 3, Kojima também decidiu renomear o projeto para Metal Gear Solid, de acordo com o próprio ele achou que os MGs anteriores não eram tão conhecidos, sendo assim, não eram sólidos no mercado, ja Metal Gear 3 seria pela primeira vez lançado no Hype do momento, e utilizaria cenários e personagens tridimensionais. 

O desenvolvimento de MSG se iniciou em meados de 1995. A equipe teve suporte de agentes da SWAT, que ajudaram a deixar tudo ainda mais real demostrando a forma de utilização de armamentos especiais, e inclusive as diferentes maneiras que um soldado age em campo. Isso ajudou e muito a equipe a deixar tudo mais interessante ao título, aliás "Se um jogador não está confuso em acreditar que o mundo é real, então não há motivos de se fazer esse jogo". Filosofia de boteco ou mestre Miagi influenciando Kojima com Karatê Kid ?


Snake ? Snake ?! SNAAAAKEEEEEE!!!

Metal Gear Solid chegou ao mercado no dia 3 de Setembro, em terras nipônicas, e mais tarde foi lançado no ocidente, no dia 21 de Outubro de 1998. Se consagrou como o oitavo título mais vendido do Playstarion, e apresentou uma narrativa de dar inveja ao mais conceituado diretor de cinema. O Jogo utiliza ambientes totalmente tridimensionais, e com segmentos de Stealth do início ao fim.

A história do jogo é certamente um de seus maiores trunfos: Solid Snake, uma lenda viva no mundo militar ja completou diversas missões de espionagem e sabotagem. A pedido do coronel Roy Campbell snake têm que se infiltrar em uma base secreta de operações localizada em Shadown Moses, onde uma unidade de soldados geneticamente modificados (FOXHOUND) está prestes a iniciar uma revolução nuclear.

Shadown Moses é na realidade uma espécie de depósito de desativação de armas nucleares. O principal objetivo de snake é destruir uma dessas armas, nomeada de Metal Gear REX que será utilizada pela FOXHOUND para atacar os EUA caso esse não envie os restos mortais do lendário Big Boss em menos de 24 horas.


Snake também têm objetivos "secundários", como realizar um resgate de uma soldado que foi aprisionada por recusar se juntar a revolta, Meryl Silverburgh que é nada mais nada menos que a sobrinha do Coronel Roy Campbell, que terá uma grande importância para o enrendo.

MGS implementou um esquemas de jogabilidade que mais tarde viriam a ser utilizados e melhorados com suas sequências, e também apresentou uma verdadeira experiência cinematográfica jogável em uma época em que 3D era ainda um sonho não tão distante, mas também não tão fácil. E hoje é um dos melhores títulos do eterno Playstation.

Hoje a série têm uma vasta biblioteca de títulos localizados. O último game a fazer parte do braço Solid foi MGS4, descrito pelos que jogaram como um Filme Jogável e obra máxima de Hideo Kojima. A série estreante da vez é Rising que segue a trajetória de Raiden (MGS2) em busca vingança, mas o verdadeiro Metal Gear a dar continuidade a obra ainda está em desenvolvimento, e se carrega o codinome Ground Zeroes.

And to Finish This, deixe seu comentário aqui em baixo, como foi sua primeira experiência com MGS, e o que você espera de Ground Zeroes ?