Rewind :: The Secret of Monkey Island



Se você, jovem energúmeno nunca ouviu sequer falar dessa grandiosa série, deve se flagelar com um chicote de cipó sentado em cima de uma mesa com pregos! The Secret of Monkey Island foi criado em 1990 por Ron Gilbert, empregado até então na Lucasfilm, e teve suporte da dupla: Tim Schafer e Dave Grossman, e ele também foi quinto jogo a utilizar a Engine SCUMM.

O jogo rapidamente se tornou algo cultuado pela crítica, e fez que uma legião de fãs surgisse das mais profundas águas caribenhas. A primeira vez que tive um contato com a série foi há mais ou menos 6 anos atrás, onde-o joguei no meu humilde PC equipado com placas Voodoo (que rodavam títulos de 1999\2002 aliás), e como eu já havia visto jogos melhores, só o joguei de cabo a rabo por ser algo completamente "novo" pra mim, sendo esse de fato, o Meu Primeiro Adventure.

Entenda leitor energúmeno, é como dar ou receber o primeiro beijo daquela garota atraente da sua sala, da sua rua, ou da sua turma de iguais energúmenos! Paremos aqui de usar essa atraente palavra que você já deve ter posto no Google para descobrir o significado, e vamos a análise em sí! 




Enredo
Guybrush Threepwood, um jovem que aparece de repente num vilarejo da Ilha Vale-Tudo, decide que quer se tornar um pirata, seu primeiro passo é descobrir como fazer isso.

Nada muito complicado como um Final Fantasy VI de fato, porém, esse simplório Adventure é uma experiência fantástica do começo ao fim pelas suas referências e piadas de humores tão variados quanto a quantidade de pessoas nos assentos do time rival.


Jogabilidade: 5\5
Uma coisa que quero deixa claro aqui é que The Secret of Monkey Island se trata de um Adventure, sendo assim, não há o quê reclamar quanto a sua jogabilidade, mas têm coisas que deveriam entrar num remake, e que eu falarei no final.

Durante o jogo tempos as opções dispostas num menu que fica centralizado na parte inferior da tela, como você já deve ter visto nas imagens. Os cenários são bem desenhados e bem detalhados, trazendo pequenos detalhes e animações que fazem a diferença; os personagens são muito bem desenhados, sempre com tons cartunescos e assim como os cenários, têm animações excelentes!

Guybrush pode Andar, Falar com os personagens, Checar Objetos, Pegar itens,e Utilizar itens em objetos do cenário. Isso é essencialmente tudo que você precisará durante todo o jogo, podendo em alguns momentos criar itens utilizando outros.


As batalhas utilizam um sistema próprio, que abusa de insultos para enfraquecer a mente inimiga e vice-versa. Algo bem inteligente, e que foi bem aproveitado, porém, pode ser um pequeno problema se você não entender as falas em inglês...


Aliás, The Secret of Monkey Island têm uma vasta coleção de personagens carismáticos, muitos deles ficam grudados na cabeça depois de um tempo, tamanha carisma e brincadeiras.

Gráficos: 5\5
Todos os cenários do jogo têm diversos detalhes que o deixam muito bonito, as vezes eu penso que se isso caísse nas mãos da Disney, daria uma das melhores animações da empresa, se não A Melhor! Confesso que quando o joguei pela primeira vez há 6 anos atrás, foi mais por acidente, do que por vontade, mas depois que eu o fiz, acabei gostando mais do que esperava.

Uma pequena curiosidade quanto a produção do jogo é que o nome de Threepwood surgiu de uma espécie de limitação da ferramenta de desenhos utilizada na produção do jogo: O Paint. É bem perceptível isso pois o nome do protagonista é nada mais, nada menos que: O Cara da Pintura.


Músicas: 4\5
As músicas do jogo foram muito bem compostas, todas com temas que combinam muito com o que está acontecendo no jogo. Nesse quesito eu sinceramente não tenho muito a falar, e apesar de curtir as músicas de The Secret of Monkey Island prefiro os temas de suas continuações que são tão melhores quanto. Um destaque que tenho que fazer é para a música que toca logo na tela inicial do jogo.

Quanto aos sons...bem, era 1990 e jogos de computador ainda estavam em baixa. Era um lado que a indústria ainda estava aprendendo a utilizar melhor, por tanto, se contente em escutar apenas sons simples ao extremo, como portas se abrindo com um CLICK, ou animais ao fundo em singelos MIDIs.



Gran Finale!
Seus cães sarnetos! The Secret of Monkey Island em geral é um ótimo título para quem busca uma boa experiência com Adventures. Um jogo sólido, com um humor incrível e carisma de personagens em grandes dosagens, não se engane pela simplicidade gráfica, ou pelo sistema de jogabilidade truncada, pois pode se arrepender quando sua tripulação o-deixar sozinho nessa misteriosa Ilha dos Macacos!

Nota Final: 4\5
Obrigatório!